O Seguro Desemprego 2019 se trata de uma assistência temporária garantida ao trabalhador que se está inativo no mercado terá algumas atualizações no que diz respeito as suas regras e valores. Para saber como ter acesso ao valor do Seguro Desemprego 2019, confira a seguir!

Seguro Desemprego 2019
O Seguro Desemprego 2019 é um programa administrado pelo Governo Federal patrocinado pelo Fundo de Amparo ao Trabalho (FAT) e tem como intuito amparar os brasileiros que acabaram de sair do seu emprego sem justa causa.
Recentemente o programa passou por um conjunto de alterações com o intuito de promover mais justiça e auxiliar realmente quem precisa. Por isso, algumas modificações foram realizadas e é de extrema importância ficar por dentro das novas regras Seguro Desemprego!
Guia de Conteúdo
Seguro Desemprego 2019
Para você retirar todas as suas dúvidas, o Seguro Desemprego é uma ajuda financeira temporária oferecida aos trabalhadores que sem encontram desempregados, porém sem uma justa causa.
Considerado um dos benefícios mais importantes conquistado pelos brasileiros, o seguro “ampara” durante alguns meses os ex-trabalhadores. Por outro lado, desde a sua edição no ano de 2015, o Governo Federal realizou algumas mudanças no programa, instituindo novas regras.
Segundo especialistas, as mudanças tinham como o intuito de “cortar” algumas despesas e aumentar a arrecadação!
Para poder dar entrada no Seguro Desemprego 2019, o empregador precisará de ter preenchido o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), visto que é justamente a partir deste formulário gerado pelo TEM que será possível ter controle das demissões, das contratações e se o auxílio desemprego está a ser recebido pelos beneficiários.
Com os documentos corretamente preenchidos pelo seu patronato e enviado ao Governo Federal, você já poderá se dirigir pessoalmente a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Empregado (TEM) para fazer a solicitação
Confira as regras para acessar o seguro:
- O trabalhador deverá exercer a atividade remunerada por 12 meses no mínimo, para solicitar o primeiro seguro;
- Caso ele esteja solicitando pela segunda vez, deverá trabalhar no mínimo por 9 meses;
- Se for solicitar pela terceira vez, precisará ter trabalhado por 6 meses.
Vale lembrar que este benefício pode ser recebido em parcelas, sendo que para cada solicitação há um número de parcelas definido dependendo dos anos que o empregado tiver de atividade na mesma empresa.
Atenção: nem todos os trabalhadores que ficaram desamparados poderão solicitar o benefício, antes é preciso preencher alguns critérios cobrados pelo Governo Federal:
- Ter sido demitido sem justa causa;
- Ter tido o tempo mínimo de carteira assinada necessário para a solicitação;
- Não ser sócio ou ter participação nos lucros terceiros da empresa;
- Precisa de um intervalo de 16 meses entre a solicitação de um seguro desemprego e outro;
- Em relação aos trabalhadores rurais, precisam ter tido 15 meses trabalhados com carteira assinada nos últimos 2 anos.
Tabela Seguro Desemprego 2019
O depósito do valor das parcelas do Seguro Desemprego 2019 é um processo bem simples, para entender como funciona é preciso levar uma série de fatos em consideração, ou seja, nem todos os trabalhadores receberão a mesma quantia.
Para auxiliar no seu cálculo Seguro Desemprego 2019, é preciso ter informações como:
- O valor dos 3 últimos salários do trabalhador;
- A quantidade de meses trabalhados antes do requerimento do benefício;
- Se o trabalhador teve ou não acesso ao seguro nos últimos 36 meses.
Atenção: Quem estiver sendo beneficiário do Seguro Desemprego não perderá o abono salarial (PIS), desde que o cidadão esteja devidamente por dentro das regras definidas pelo Ministério do Trabalho e Caixa Econômica Federal.
Como ainda não foi divulgada a tabela Seguro Desemprego 2019, confira a do ano anterior e a tome somente como um exemplo:
Atenção: O valor do seguro desemprego 2019 é reajustado uma vez ao ano assim como o salário mínimo federal e leva em consideração também o valor da média dos últimos 3 meses da renda do trabalhador!
Agendamento Seguro Desemprego pela Internet
Entre uma das novidades do Seguro Desemprego 2019 é que os interessados em receber o benefício são obrigados a realizar um agendamento prévio com o intuito de evitar tumultos e otimizar o atendimento.
➜ Para realizar o seu agendamento clique aqui!
- Selecione o seu Estado;
- Município;
- Tipo de atendimento, no caso escolha a modalidade “seguro desemprego”;
- Digite o código de segurança;
- Clique em “Prosseguir”.
O próximo passo é abrir uma nova janela no seu computador, verifique as informações e clique em “Ações”.
- Clique na data desejada ilustrada no calendário;
- Escolha o melhor horário para você.
Por fim, preencha os seguintes campos solicitados:
Caso tenha alguma dúvida sobre o agendamento Seguro Desemprego 2019, deixe o seu comentário ao fim do artigo!
Consultar saldo Seguro Desemprego
Para consultar o saldo Seguro Desemprego 2019 é preciso que ter em mãos alguns documentos, entre eles a sua carteira de trabalho ou o cartão cidadão, se preferir.
Veja o passo a passo para realizar sua consulta:
- Acesse o Portal Caixa Cidadão;
- Insira o seu número do PIS, impresso no cartão cidadão ou CTPS;
- Digite a senha ou cadastre uma nova, no botão “cadastrar Senha”;
- Após digitar o número do PIS e a senha, clique em “OK”;
- Na página que abre, clique na guia “Seguro Desemprego”;
- Basta consultar o valor das parcelas e datas de pagamento.
* Caso ainda não esteja cadastrado, clique na oção “cadastrar senha”.
Como receber Seguro Desemprego 2019?
Você só irá precisar do seu cartão cidadão e um documento oficial com foto para sacar Seguro Desemprego 2019 em qualquer ponto de atendimento de sua preferência, confira quais são:
- Agências da Caixa Econômica Federal;
- Caixa eletrônico da Caixa;
- Lotéricas – preferencialmente levar um documento com foto;
- Postos de atendimento Caixa Aqui.
Se houver problemas durante a solicitação, é preciso ir até à uma agência:
- Sistema Nacional de Emprego (SINE);
- Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Ministério do Trabalho.
Dúvidas sobre o Seguro Desemprego
Continua com alguma dúvida relacionado as regras do Seguro Desemprego 2019? Deixe um comentário que iremos solucioná-lo ou se preferir, ligue para o atendimento Caixa.
Ligue para ➜ 0800 726 0101!
O Seguro Desemprego é um direito de todo trabalhador regularizado. Agora que já tem conhecimento de todas as informações, não perca tempo para solicitá-lo!
Bom dia!
Na minha cidade tem o Sine mas não consta na lista de cidades para agendamento.
Oriximiná-Pa, neste caso tenho que ir até o local?
sai do trabalho de entrada no seguro já ai fazer dois mês e ate agora nada .tenho direito .so não sei o que esta acontecendo não alguém or favor mi ajuda
Bom dia,
Recebi 4 de 5 parcelas do seguro desemprego quando fui registrado em uma nova empresa, passados 4 meses fui demitido, será q vou ter direito a receber a última parcela do último seguro? ??
Muito obrigado. ..
Boa tarde sai recentemente de uma empresa onde trabalhei por 6 meses,a moça do Rh me deu toda documentação para eu dar entrada no seguro desemprego alegando que tenho direito a receber 3 parcelas mais eu nunca recebi seguro desemprego essa será a primeira vez que dou entrada eu gostaria de saber se eu realmente tenho direito ao seguro desemprego ou não!